Chico Liberato lança filme de animação na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo

Semana_Audiovisual_Baiano_Contemporaneo_7dia- Rosilda_Cruz (13)

No penúltimo dia da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo (27 de setembro) o público assistiu a pré-estreia do filme de animação Ritos de Passagem, uma obra do cineasta e artista visual Chico Liberato, que esteve presente no evento, na Sala Walter da Silveira. “Lançar um longa metragem aqui em Salvador é uma coisa muito significativa para o processo de aceitação da animação na Bahia. Os nossos filmes longas são praticamente únicos. São os primeiros do Brasil. Feitos por pessoas daqui e que, depois desse processo, se formaram e têm feito trabalhos novos. Eu penso em desenvolver um novo filme só porque vi que tem muita gente competente querendo continuar produzindo”, disse Chico.

Antes do filme, foram exibidos três episódios da Turma do Xaxado, em homenagem ao quadrinista baiano, Antonio Cedraz, falecido este mês. E o diretor da Dimas/Funceb, Marcondes Dourado, agradeceu ao público e disse que estava muito feliz pelo sucesso do evento. “A proposta dessa Semana foi promover um encontro, com mostra de cerca de 100 filmes e debates, que foram bastante aquecidos e que ainda continuam tendo desdobramentos nas redes sociais, o que demonstra o nível de interesse pelo audiovisual”.

Semana_Audiovisual_Baiano_Contemporaneo_7dia- Rosilda_Cruz (64)

A turma de Chico Liberato também falou sobre o processo de produção do filme. A produtora Cândida Liberato disse que “após o longa-metragem, a gente formou uma equipe de animação”. O músico João Liberato falou da grande jornada que foi fazer a trilha do filme, com muitos elementos sonoros, efeitos, músicas e participações especiais. “A gente contou com algumas músicas de João Omar (filho do cantor Elomar) que fez parceria comigo. Tem duas peças dele que são: Veredas, Um Concerto pra Violão e Orquestra e outra música chamada Ritos, todas gravadas pela Orquestra Sinfônica da Bahia.” A roteirista Alba Liberato disse que a ideia principal do roteiro é valorizar dois personagens da história do nordeste: “são personagens que ainda não são devidamente conhecidos na nossa história e na nossa cultura. Eles estão no imaginário do Nordeste, mas com a força política e histórica do Brasil, ainda estão por ser reconhecidos”.

O filme conta as aventuras de dois personagens típicos do sertão nordestino, o Santo e o Guerreiro (Antonio Conselheiro e Lampião), que se encontram após a morte na barca de Caronte.  Símbolos de justiça e liberdade, eles desafiam o mundo com sua luta pela afirmação do seu povo.

Semana_Audiovisual_Baiano_Contemporaneo_7dia- Rosilda_Cruz (60)

No domingo, 28 de setembro, acontece a última pré-estreia da Semana do Audiovisual Baiano, com a exibição do longa João e Vandinha, do cineasta italiano Aurélio Grimaldi, às 18h, na Sala Walter da Silveira. O filme é uma produção baiana e italiana. A programação completa do último dia do evento está no site www.cultura.ba.gov.br e no blog semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com  Esta é mais uma realização das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação/IRDEB e Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras.

 

Deixe um comentário